Actividade  Alimentação  Relação  Sono

Qual é o problema da chucha afinal?

Desde que apareceram as chuchas no mercado que se iniciou logo uma discussão à volta da utilidade e benefício deste objecto para os bebés. De facto é mais um assunto relacionado com os filhos que os pais podem ter várias opiniões contraditórias, todas elas fundamentadas. A minha será mais uma.

Sabemos que o reflexo de sucção é um movimento inato, que ninguém ensina aos bebés como fazê-lo. Alguns pais têm até a sorte de ver o seu filho a chuchar no dedo enquanto fazem uma ecografia. De facto, os bebés nascem a aprender a chuchar, e mais que isso, a ter prazer ao fazê-lo.

Quando me perguntam se devem ou não dar a chucha tento sempre decidir isso em conjunto com os pais, isto é, primeiro o importante é percebermos porque precisa o bebé da chucha.

Uma regra importante é que deve ser dada apenas depois de os pais garantirem que o bebé aprendeu a pegar bem na maminha, pois a introdução da chucha nestes primeiros dias pode de facto prejudicar a aprendizagem, tendo em conta que a pega é diferente. Para fazer uma boa pega na maminha da mãe o bebé precisa de abrir mais a boca para que consiga extrair leite suficiente. Se tiver já habituado a chuchar na chucha pode ir com a mesma técnica para o peito da mãe e acabar por beber pouco leite. Naturalmente vai ficar com mais fome, deixar os pais ansiosos, e provoca uma diminuição da saída de leite, que causará desconforto ou mesmo dores à mãe.

Então não devem usar chucha? Não será esta a minha resposta. Porque ao não darmos chucha a maior parte dos bebés vai aprender a fazê-lo no dedo, que a longo prazo causará mais malefícios para o bebé.
A chucha é um objecto que o acalma, e consequentemente, acalma os pais… há mal nisso? O meu interesse é o bem-estar de toda a família, sem obviamente prejudicar ninguém. O importante será então aprender a dar a chucha, nas alturas em que são necessárias e beneficiam o bebé.

Neste sentido torna-se muito importante que os pais sejam capazes de interpretar os vários choros (pedidos de ajuda), para que a chucha não seja apenas dada para o calar, mas sim para o sossegar, depois de serem atendidas as suas necessidades. Se isto for ignorado, e a chucha for dada para calar o bebé ele pode tornar-se frustrado por não ser ajudado, e aprender a desistir dos seus objectivos, pois não são acudidos.
A chucha deve ser um objecto que serve para os momentos em que o bebé está a ficar com sono. Ao lhe ser oferecida a chucha nestas alturas do dia, indica ao bebé que é hora de ir dormir. O bebé aprende que este objecto serve como um aconchego para entrar no sono. Para além de o ajudar a acalmar, a chucha cria autonomia, no sentido em que o ajuda a adormecer sozinho.

No entanto, a chucha não deve ser um substituto dos pais. Não deve nunca ser um substituto de afecto, mas sim apenas um objecto para relaxar. Se o bebé está a chorar e precisa de ser acalmado, a prioridade é sempre o colo, mimo, afecto dos pais. Serve então como um complemento, que o ajuda a ficar mais tranquilo, pronto para adormecer.

Se for dada então nestas alturas o bebé aprende a fazer esta associação. Este trabalho feito pelos pais irá depois mais tarde ajudar quando for a altura do bebé se desfazer deste objecto. Como aprendeu que serve apenas para adormecer, mais facilmente o substitui por um outro objecto na altura de ir dormir, se assim precisar.

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS