Comportamento  Sono

O que é o relógio biológico?

Todos já ouvimos ouvimos falar da existência de um relógio biológico, dentro do nosso organismo. Embora seja sempre associado a outras funções, como a vontade de engravidar! No entanto, este mecanismo tem outras funções, igualmente importantes.
Existe, efectivamente, dentro do nosso cérebro, um relógio que está localizado no hipotálamo. Aqui encontram-se milhares de neurónios, que são controlados por este relógio. É definido, então, como uma central que controla variados processos naturais do nosso organismo, como o comportamento, o metabolismo, os níveis hormonais, a temperatura do corpo, e também o sono. É aqui que são estabelecidos os horários de vigília, e os horários em que estamos a dormir.
O nosso relógio biológico é acertado por ciclos circadianos, pelos ciclos de dia e de noite a que somos expostos. O relógio de cada pessoa adapta a sua fisiologia às diferentes fases, e necessidades, do dia. Ou seja, estabelece ciclos diários de 24 horas, que se repetem todos os dias da mesma forma.
Cada criança terá então o seu relógio, com o seu ritmo, com as suas especificidades. Podemos observar, mesmo entre irmãos com rotinas parecidas, que têm ritmos diferentes. Porque os factos que determinam os ciclos podem alterar de para criança. Estes processos dependem da idade, do estilo de vida, do temperamento e também da rotina de cada um.
O relógio biológico permite que cada organismo esteja sincronizado e adaptado ao ambiente, sendo altamente influenciado pela luz solar. Quando existe um desajuste entre estes factores, o bem-estar da criança é automaticamente afectado. Muitas são as vezes em que são confundidas alterações que causam desconforto à criança, como cólicas, cansaço extremo, choro constante, que poderiam ser resolvidas com a adaptação mais correcta ao ciclo de vigília e sono. Ao não respeitarmos o ciclo específico de uma criança, pode causar desconforto e alterações no comportamento, nomeadamente, problemas de sono. Se, em determinada altura do dia, a criança deve estar a dormir, porque o seu organismo está preparado para o fazer, mas, em vez disso, está a brincar, ou a comer, este relógio vai ficar desregulado, e vai prejudicar outras funções. Mais tarde, os pais querem colocar a criança a dormir, mas o seu relógio não está organizado para tal, e vai ter muita dificuldade em pôr o organismo em estado de sono. Torna-se, assim, imprescindível para o bom funcionamento de uma criança, que a sua rotina, que o seu dia a dia, esteja definido pelo seu relógio, e não pelas vontades dos pais.
Sabemos que qualquer criança precisa de uma rotina, mas esta tem que ser ajustada às suas necessidades, deve respeitar o seu organismo, e aquilo que ele precisa para funcionar de uma forma mais saudável.

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS