Sono

A hora de ir para a cama…

      O momento de ir para cama é um factor determinante para uma boa noite de sono. Devemos implementar desde cedo bons hábitos antes do bebé ir dormir que irão naturalmente melhorar a qualidade do seu sono.

     O primeiro a destacar é desenvolver uma rotina com o bebé antes de ir dormir que deverá ser igual todos os dias. Se os pais tiverem sempre o mesmo comportamento na hora de ir para a cama, o bebé vai sentir-se tranquilo e seguro ao adivinhar o que irá acontecer. Os bebés querem previsibilidade e estabilidade. Precisam de poder confiar nos adultos, sabendo que eles lhes proporcionam tudo o que precisam, inclusive as horas certas de descanso.

     Outro hábito essencial é deitar cedo. Uma criança demasiado cansada terá certamente mais dificuldade em adormecer, acordará mais vezes durante a noite e o despertar será mais cedo do que deveria. Apesar de ir contra o que estamos habituados a ouvir, quanto mais cedo o bebé se deitar, mais tempo e melhor vai dormir. É também imperativo que o bebé tenha descansado o suficiente durante o dia, fazendo as sestas adequadas à sua idade, para evitar o cansaço extremo e dificuldades em adormecer.

     Outro hábito positivo que deve ser estabelecido, é deitar o bebé enquanto está acordado para que se habitue a adormecer de forma independente. De outro modo irá aprender que é suposto precisar de um dos pais para se sentir seguro para adormecer. Para além disto, é importante que o bebé adormeça onde vai acordar. Se por algum motivo adormecer num sitio diferente, como o colo dos pais ou um carrinho, quando acordar vai-se sentir confuso e enganado pelos pais, o que impedirá que se sinta seguro para adormecer novamente sozinho.

     Por último, chamamos atenção para as actividades feitas na hora de ir para a cama. Nesta altura o bebé deverá ser acalmado para que esteja tranquilo para adormecer. Os minutos que antecedem a hora de ir para a cama devem ser calmos. Os pais podem e devem escolher o que fazer neste tempo tranquilo com o seu bebé. Podem, por exemplo, ler uma história, cantar para o bebé ou mesmo pegar ao colo e dar mimo . Estão assim a ajudá-lo a desligar de todos os estímulos e das aventuras que viveu durante o dia, deixando-o relaxado para fechar os olhos.

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS