Alimentação  Comportamento  Sono

Vamos falar de Picos de Crescimento?

É de facto uma expressão que ouvimos muito entre pais. Mas o que são afinal?

O bebé está a comer desalmadamente!  É um pico de crescimento?

O meu filho acorda muito de noite! É um pico de crescimento?

Agora parece que fica irritado na hora de comer! É um pico de crescimento?

Seja ela qual for a queixa dos pais, muitas das vezes ouvimos dizer que a resposta é um pico de crescimento. E a verdade é que existem picos de crescimento, mas não são a razão de todas as alterações de um bebé.

O crescimento de um bebé é um processo dinâmico, onde se verifica uma multiplicação celular constante. No entanto, existem fases onde este crescimento é mais acentuado e mais exigente para o bebé, pois implicam processos físicos e neurológicos que perturbam o seu normal comportamento.

Um pico de crescimento é então uma fase, que dura apenas uns dias, normal no desenvolvimento infantil, onde o bebé está a adquirir uma nova competência (que pode variar entre crescimento físico, aprender a segurar, a sentar, a falar, etc) e que tendencialmente deixa de parte outras áreas importantes do seu dia a dia, como comer ou dormir. Podemos verificar, na evolução de uma criança, algumas fases de crescimento e outras mais de latência, como se o desenvolvimento fosse feito através de degraus, de conquistas. Antes de qualquer patamar há uma fase de grande fome e alguma agitação, onde o bebé quase que deixa de parte outras competências para se fixar naquela que vai adquirir. Depois então deste período, o bebé volta a estagnar o crescimento, e volta a comer a quantidade que era normal, para ele.

Nestas fases podemos ajudar o bebé oferecendo mais refeições. Se sentimos que anda mais esfomeado devemos deixa-lo comer o que precisa. Se está a ser amamentado deixe-o mais tempo na maminha, ou encurte os intervalos entre refeições. Se o bebé pedir dê-lhe, e não se deixe influenciar pela ideia de que já não tem leite suficiente. Pode simplesmente ser o bebé que está a precisar de mais quantidade, e assim, quanto mais ele estimular o peito, mais leite vai produzir. O mesmo se aplica com leite artificial. Porque nesta fase o bebé precisa sim de se alimentar melhor, para acompanhar a fase do desenvolvimento em que se encontra. O mesmo se aplica ao sono. É comum os bebés nestas fases precisarem de fazer mais sestas, ou dormirem durante mais tempo, principalmente se pioram também as noites. E a melhor maneira de corrigir os despertares nocturnos é deixa-lo dormir mais de dia. Naturalmente ele vai-se sentir menos cansado e acabar por dormir melhor também de noite.

Estas fases são muito exigentes para os pais. O bebé anda mais irritadiço (porque sente fome e cansaço), mais irrequieto e mais carente. Acabam por ser dias muito desgastantes. Respire fundo e lembre-se que em poucos dias o bebé volta à sua rotina normal.

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS