Actividade  Alimentação  Sono

Como orientar o dia de um recém-nascido?

Quando ainda estamos no hospital, depois de termos um bebé, parece tudo mais simples e organizado do que as primeiras semanas em nossa casa. De facto os primeiros tempos podem ser bastante caóticos. Os bebés não vêm com horários nem com legendas. Mas ainda bem que assim o é, podemos nós descobrir isso tudo sozinhos, ao nosso ritmo.

Quando estou com recentes pais gosto sempre de perceber a dinâmica familiar, como se organizam e como mantém as cabeças o mais tranquilas possível. Embora cada casa descubra como prefere moldar as rotinas, há uma estrutura do dia que gosto de sugerir aos pais. Não temos horários específicos para dar de mamar, ou biberon, dar banho, ou mesmo dar colo. Mas acho importante falar da ordem dos acontecimentos.

Os primeiros meses são muito importantes do ponto de vista de aprendizagens do bebé. Esta fase serve para que ele conheça os pais, os pais a ele, e que hábitos devem ter uns com os outros. É uma altura óptima para lhe ensinarmos bons hábitos. Por esta razão dou ênfase à ordem das actividades diárias. O bebé acorda, deve ser alimentado, depois ter tempo de actividade, e, quando der sinais de sono, voltar a ser colocado para dormir. Se assim for habituado vai ser mais fácil para que não crie más associações. Ou seja, se mamar, ou beber biberon, mal acorde, vai estar desperto para comer tudo o que precisa, e não vai ter tendência em adormecer a meio. Se o deixarmos habituar a comer antes de ir dormir há mais probabilidade que coma menos, e passado pouco tempo, enquanto deveria estar a dormir, vai acordar a pedir para ser alimentado novamente. Isto vai desregular por completo as necessidades de ser alimentado, assim como o tempo que precisa para estar a dormir. A ideia não é ter um alarme no telemóvel a avisar que são horas para dar de comer, mas sim um esquema mental que permita ao bebé estar bem acordado quando for horas de comer, e estar bem alimentado quando precisar de dormir.

Assim sendo estamos também a proteger os nossos filhos das más associações para adormecer. Um bebé que adormeça a mamar, ou a beber biberon, aprende que precisa desse conforto para dormir. Depois de um tempo ganha esse hábito e, cada vez que quiser adormecer, seja durante o dia ou a meio da noite, vai pedir leite porque foi isso que aprendeu. À medida que os meses vão passando este hábito torna-se cada vez mais cansativo para os pais, e prejudica a qualidade do sono dos filhos.

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS