Relação  Sono

O seu filho não é chato!

Tem um bebé que só quer colo? Ele chora se está sozinho? Pô-lo a dormir é uma tarefa demorada e às vezes não conseguida? O seu filho não sabe lidar com a frustração? Chora com mais frequência que os filhos das suas amigas?

Quando os pais vêm ter comigo oiço muito a expressão “este é dos chatos”, porque associam estes comportamentos à personalidade deles. É certo que há feitios diferentes, e crianças mais tolerantes que outras. No entanto, também me apercebo ao longo deste tempo a lidar com bebés que, por vezes, os bebés estão mais difíceis porque estão a tentar falar com os pais, estão a pedir ajuda, estão a tentar pedir alterações no dia-a-dia deles.

Vamo-nos focar mais nestas alterações, do que no facto de eles terem sim personalidade desde que nascem. Se conseguirmos equilibrar todos os ritmos do nosso bebé, mais facilmente controlamos também os desafios do feitio deles.

É muito importante que os bebés tenham todas as suas necessidades asseguradas. Um bebé para estar bem precisa de ter tempo de qualidade com os pais, com muito mimo, precisa de ser bem alimentado, precisa de ter actividades apropriadas à idade e interessantes ao longo do seu dia, e precisa, sem dúvida, de ter horas de sono adequadas sempre à sua idade e tamanho.

Uma criança que não durma o suficiente pode facilmente ser confundida com um bebé com um feitio chato. É uma criança que chora com facilidade, que requer muita atenção do adulto, seja para estar presente no mesmo espaço ou mesmo para estar no colo, dificilmente sabe lidar com a frustração e, em alguns casos, parece uma criança hiperactiva, na medida em que está sempre elétrica, que acaba por confundir muito os pais porque parece que nunca tem sono. Os bebés precisam de dormir, mesmo quando não parecem. Os bebés gostam de dormir, quando são ensinados a fazê-lo. Os bebés precisam de dormir muito mais do que nós pensamos. Embora em algumas casas pareça impossível, nos primeiros tempos de vida um bebé deve de facto passar quase todo o tempo a dormir.

O que acontece a um adulto se passa uns dias a dormir menos que o habitual? Ficamos cansados, menos tolerantes, com menos paciência para lidar com as pessoas, mesmo as de quem mais gostamos. E, nos casos mais graves, o cansaço acumulado é tanto que ficamos elétricos, com dificuldade em fechar os olhos e descansar. Com os bebés também isto acontece. Se dormem menos que aquilo que o organismo precisa, também eles ficam chatos!

É certo que esta tarefa de decifrar um ser tão pequenino, que pouco conhecemos, é difícil, às vezes impossível mesmo. Mas lembremo-nos que a maneira de um bebé comunicar é com o choro. Se o seu filho chora demasiado, impedindo minimamente a sua autonomia, desconfie. Ele pode estar a querer dizer alguma coisa.

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS