Alimentação

A hora do jantar é caótica?

     Normalmente os finais de tarde são as horas mais complicadas de uma casa… Nós estamos cansados, mas não nos podemos esquecer que os bebés também estão. Para eles também o dia foi longo e cansativo, com tantas actividades e experiências novas. Se à partida já tivermos esta ideia presente, podemos tentar suavizar o ambiente desta hora critica. 

     Antes de tudo, é importante que o bebé não esteja exausto de sono a esta hora. Até terem um ano de idade ainda pode precisar de dormir uma sesta mais curta ao fim da tarde. Se vai tentar comer cheio de sono, a paciência não vai ser a mesma. Mais facilmente chora e desiste.

     Outra regra importante é a hora do jantar. Em muitos casos esta refeição deve ser mais cedo do que pensamos. Por volta das 18h30 ou 19h um bebé está mais que pronto para jantar, embora nos possa parecer complicado organizar a rotina neste sentido. Este deve ser um momento tranquilo para que o bebé coma o suficiente e fique saciado. Se ele tiver sono, mais dificilmente come a quantidade necessária, porque está a chorar ou mesmo desinteressado na tarefa. Se ingerir a quantidade suficiente de alimentos vai ter certamente uma noite mais tranquila.

     Para transformar esta hora caótica num momento tranquilo, tanto para os pais como para o bebé, o truque será evitar que o bebé vá demasiado cansado para a mesa, fazendo com que tenha vontade de comer tudo o que precisa. Aproveite este tempo do dia para o transformar num momento de qualidade com o seu filho. Enquanto ele come, pode conversar com ele, mostrar interesse no que ele lhe tenta dizer, ensine-lhe coisas novas. Que este bocadinho do dia seja também para os pais estarem com os seus filhos, de uma forma prazerosa para todos.

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS