Quantas não são as vezes em que ouvimos alguém dizer “O meu filho chora o dia todo”, “Ela já está cheia de manhas e só sabe chorar”, “Este bebé é dos chatos, chora sem razão”? Embora seja verdade que há bebés que choram mais que outros, não é verdade que não há nada a fazer. Se um bebé chora, quer dizer alguma coisa aos pais.
Quando o bebé estava dentro da barriga da mãe tinha todas as suas necessidades satisfeitas no momento. Quando queria comer comia, a quantidade que lhe apetecia. Quando precisava de dormir podia fazê-lo facilmente. Tinha todo o mimo e aconchego ao longo do dia. Nesta fase o bebé não precisava de pedir, porque tudo estava ao seu alcance. Quando vem para este mundo, enorme e confuso, tudo muda. O bebé tem que aprender a pedir o que quer. E é aqui que surgem as dúvidas… Nos primeiros tempos torna-se difícil para os pais perceberem o que quer o bebé naquele momento. Porque chora?!
Uma coisa é certa, não chora porque sim!
Existem muitas razões para fazer um bebé chorar, algumas nem nos passam pela cabeça. A primeira de que nos lembramos sempre é a fome. Mas nem sempre é. Um bebé também chora porque tem sono, porque está cansado do que está a ver, porque tem frio, ou mesmo porque tem uma etiqueta a incomodá-lo.
Mais importante ainda é lembrarmo-nos que o bebé também chora porque quer colo! Não é manha, não é mimo a mais, é sim porque quer e precisa de afecto. Mais uma vez, lembremo-nos que ele passou nove meses sempre aconchegado pela mãe, a ouvi-la e a senti-la a toda a hora.
Esta acaba por ser uma das razões que levam os pais ao desespero… sentir cansaço e frustração é perfeitamente normal, principalmente nos primeiros meses em que estamos a conhecer o bebé. Por vezes é difícil compreendê-lo, decifrar o que nos está a dizer, porque é que nos está a falar… Mas chorar é a forma inata que os bebés têm para chamar os pais e pedir ajuda. Um dos desafios desta fase será os pais aprenderem também que sinais são esses que o bebé esta a dar.