Comportamento  Sono

De quantas sestas precisa o meu filho?

É sempre uma dúvida comum nas famílias: perceber se o filho dorme o suficiente.À medida que os bebés vão crescendo, vai diminuindo a necessidade de dormir tantas horas, embora ainda seja a uma velocidade muito lenta… Não esqueçamos a importância do sono, no crescimento de uma criança. Quanto mais um bebé dorme, mais bem disposto vai estar, com mais capacidade para aprender e se relacionar.

Embora vá deixar aqui uma pequena descrição por faixa etária, é importante ressalvar que cada criança é uma criança, e é natural que cada uma tenha as suas necessidades. Assim sendo, é sempre mais importante pais darem atenção aos sinais dos filhos, e seguirem-se por aí.

A quantidade de descanso diário depende de inúmeros factores, como a idade em que se encontra o bebé, o seu crescimento, ou até a actividade que tem durante o dia. Por outro lado, um bebé que durma mais de noite, e de forma consistente, é também provável que precise de menos descanso durante o dia, embora seja sempre necessário fazer pausas para sestas.

Um bebé até aos 3 meses deve dormir, em 24 horas, 16 a 20 horas. Nas primeiras semanas o bebé apenas está acordado durante o momento da refeição, adormecendo pouco tempo depois. À medida que vai crescendo, começa a ser capaz de estar mais tempo acordado, então deve fazer sestas de duas horas sempre entre cada refeição. Este tempo não deve ser excedido, durante o dia, para que não salte refeições.

Entre os 3 e os 4 meses as sestas devem ser reduzidas para 3 ao longo de todo o dia. Deve surgir uma durante a manhã, outra no início da tarde, e ainda uma terceira ao final do dia. As duas primeiras também de 2 horas cada, já esta última deve ser uma sesta mais curta. Esta mudança surge porque os bebés começam a mostrar mais capacidade de estarem acordados por períodos de tempo maiores, diminuindo também o total de horas a dormir durante todo o dia. Aqui passam a ser 13 a 18 horas.

Mais tarde, a partir dos 12 meses, os bebés sentem necessidade de abandonar uma das sestas, restando apenas duas ao longo do dia. À medida que vão crescendo, passam apenas para uma sesta diária, que deve ser mantida até aos 4, 5 ou mesmo 6 anos. Enquanto que, quando fazem um ano precisam em média de 12 a 16 horas diárias de descanso, com 3 ou 4 anos este tempo diminui para 11 a 14 horas.

Insisto, mais uma vez, na ideia de que mais importante que estas opiniões que possam encontrar, é estarem atentos ao vosso filho. Existem fases típicas no desenvolvimento, em que as crianças parecem que não precisam de descansar tanto. São momentos de grande desenvolvimento que acabam por distrair a criança, e evitam parar para repousar.

Se um bebé resiste a fazer a sesta, mas depois o seu comportamento demonstra sinais de sono (esfregar os olhos, bocejar, instabilidade emocional, desinteresse rápido nas brincadeiras ou objectos, olhar parado, rabugice, chegando mesmo ao choro), os pais devem insistir no esquema das sestas. A melhor forma de o fazer é com rotina. Se todos os dias o vosso filho tiver o mesmo horário para dormir, vai acabar por aderir e descansar melhor.

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS