Actividade  Comportamento  Relação

Como posso gerir as férias e os filhos?

Como podemos, nós pais, em férias alterar a rotina dos nosso filhos?

Depois de tantas partilhas que tive sobre a dificuldade em manter rotinas nas férias, achei que merecíamos um texto sobre este assunto… Foram muitas as dúvidas que recebi de como devíamos coordenar as necessidades dos nosso filhos quando saímos de casa. E sinto que devo começar mesmo por aqui: Quais são então as necessidades deles?

Muito já escrevi sobre a importância do sono, sobre respeitar regras, ou não saltar refeições. É verdade, somos seres de rotina, que precisamos de descansar para que todo o dia seja aproveitado da melhor forma. Mas há uma necessidade que todos os seres humanos têm que nos estamos a esquecer, ou a pôr de parte: Tempo em Família!

Uma criança precisa tanto de dormir, ou comer, como de tempo com os pais, irmãos, avós e tios. E as férias são isso mesmo, repor todas as saudades que fomos acumulando durante o ano. Se alterarmos os horários, ou os bons hábitos que temos com os nossos filhos nos outros dias, para podermos estar mais tempo juntos, e com tempo de qualidade, vale a pena prejudicar a rotina.

No entanto, podemos tentar encontrar um equilíbrio. Porque se por um lado ganhamos todos com mais tempo em família, se alteramos por completo as necessidades dos nossos filhos deixa de ser tempo agradável com eles, e sim momentos de birras constantes. Então o meu conselho é bom senso! Entre aquilo que os nossos filhos precisam, ou seja, deve haver espaço para ir para a cama mais tarde, sestas mais irregulares, mas não pode desaparecer por completo tempo de descanso.

Partindo então do pressuposto que eles precisam de repouso, devemos procurar ao longo do dia alternativas para que eles possam parar. Não é necessário tanto rigor, como têm durante o ano. As sestas podem, e devem, ser feitas em qualquer sitio: num carrinho, na praia, na piscina, ou em qualquer outro espaço. Podemos aproveitar as viagens para eles fazerem sestas mais compridas. Apontar o momento do carro para depois de uma refeição deles, assim vão adormecer com mais facilidade. Como tipicamente não respeitamos os sinais de sono deles nestes dias, temos que ter em atenção que provavelmente vão demorar mais tempo a adormecer, ou precisar de uma ajuda diferente, como por exemplo, da companhia de um dos pais, de uns abanicos no rabo, ou mesmo do colo. E não há mal nisto! O importante é que façam a sesta e estejam todos tranquilos, pais e filhos. O mesmo se aplica na hora de deitar, ao final do dia. Podem adormecer em qualquer espaço, não tem que ser mesmo na cama onde vão passar a noite. Quando for altura de voltar para casa, pegamos neles e voltam para a sua cama. Se neste trajecto acordarem, basta ficarmos perto deles até que readormeçam. Se por acaso derem luta nesta fase, não nos devemos esquecer que estão cansados, que foram acordados. O nosso dever é ter alguma paciência e ajudá-los, como for preciso, a entrar novamente no sono.

O mesmo se aplica à alimentação. Isto é, embora haja menos cuidado nas refeições deles, e os horários serem igualmente diferentes, não nos podemos esquecer que eles podem ter mais fome nestes dias. São tempos em que andam mais na rua, a fazer mais exercício, e, por esta razão, terão mais fome. Devemos ter o cuidado de fazer mais refeições, andar com mais lanchinhos, para que não cheguem a ficar esfomeados e depois mais rabugentos. O mesmo se aplica aos bebés, que façam leite materno ou fórmula. É provável que peçam mais leite, para compensar o aumento do cansaço.

Embora estas alterações sejam aplicáveis a qualquer idade, quanto mais pequenos são, mais difícil é que adiram com tranquilidade. À medida que as crianças vão crescendo, vão aumentando também a capacidade de alterar a rotina. Quanto mais novos forem, mais cuidado devemos ter com a privação de sono e também com a fome.

No fundo é controlar danos laterais e ter mais paciência! Não esquecer que lhes estamos a pedir para saírem da sua zona de conforto, onde se sentem seguros.

E no fim das férias, reparem no salto que eles deram! Não só porque tiveram mais tempo ao ar livre, e porque comeram mais, mas também porque tiveram muito tempo de qualidade connosco! E não há nada como estar com os pais para crescer!

Passamos nós o ano inteiro a sonhar com férias, não é? Então vamos aproveitá-las, e fechar os olhos à rigidez natural dos restantes dias 🙂

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS