Sono

O que é um bebé extremamente cansado?

Este é um alerta para todos os pais. É, sem dúvida, um estado que quer evitar no seu filho.

Um bebé extremamente cansado não consegue adormecer, chora demasiado para o fazer e, quando parece que finalmente vai descansar, acorda passado pouco tempo.

Por estas razões, é importante que os pais consigam reconhecer os primeiros sinais do seu filho quando este lhes mostra que precisa de ir dormir.

Cada bebé tem uma janela de tempo em que dá sinais de sono. Começa com movimentos tranquilos e que chamam pouco à atenção, no entanto, se não for posto a dormir nesta fase, esses sinais começam a aumentar o volume e torna-se cada vez mais difícil para o bebé acalmar e fechar os olhos. Quando atinge um cansaço extremo, o seu organismo está de tal maneira exausto que activa respostas próprias para lidar com este stress. Nesta fase o seu organismo liberta hormonas, como o cortisol e a adrenalina, que tornam ainda mais difícil a capacidade de acalmar e descansar. Neste momento o bebé entra num padrão cíclico, ou seja, quanto mais cansado está, mais difícil é adormecer, o que o deixa ainda mais cansado.

Este fenómeno surge quando o bebé está acordado mais tempo do que devia, seja entre sestas durante o dia, ou na hora de ir para a cama à noite. Para evitar este caos, é essencial que cada pai ou mãe esteja atento aos sinais que o seu filho vai dando.

É certo que cada bebé tem a sua maneira de comunicar e, por isso, cada pai precisa de aprender a conhecer o seu filho, de identificar na sua linguagem corporal o que ele lhe está a querer dizer. No entanto, existem alguns sinais de cansaço que aparecem progressivamente e são comuns à maioria dos bebés:

– esfregar os olhos, as orelhas, ou mesmo a cara

– virar a cara para o lado oposto do estimulo que o estava a distrair

– bocejar, soluçar, ou espirrar com frequência

– choramingar e mexer o corpo, que vai aumentando consoante o cansaço, por vezes parece que está muito energético e sem sono

– não querer ser deixado no chão, ou mesmo na cama, pedindo sempre o colo

Se o bebé já entrou nesta espiral de cansaço extremo, a primeira coisa a fazer é confortá-lo e fazer com que diminua os níveis de stress. Só deverá ser posto na cama quando já estiver novamente tranquilo e pronto para adormecer. Pegue-o ao colo, abrace-o, cante uma música calma, e ajude-o a voltar a ter uma respiração pausada. Pode pô-lo junto ao seu peito e respirar tranquilamente para que o bebé sinta e imite o ciclo respiratório.

O ideal é agir preventivamente. Os pais devem aprender a conhecer os sinais do seu bebé para que consigam dar uma resposta adequada na altura certa, ou seja, deitá-lo para dormir quando começa a ficar cansado e com sono e não quando já entrou num estado de exaustão.

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS