Actividade  Alimentação  Relação  Sono

Como equilibrar os ritmos de um bebé

Quando os pais me procuram a pedir ajuda com os filhos começam, na maior parte das vezes, por falar em dificuldades do sono. No entanto, acredito numa explicação mais holística para estas dificuldades. Dormir é de facto uma interacção complexa entre factores, e, por esta razão, é preciso analisar também todo o tempo em que a criança está acordada.

Para que o descanso nocturno seja sereno, o dia da criança deve ser completo nestes cinco factores: Amor, Divertimento, Alimentação, Exercício e Estimulação Intelectual.

Amor: este é sem dúvida o mais importante. Se uma criança não recebeu afecto suficiente ao longo do dia, acorda durante a noite à procura dele. Uma criança precisa de beijos e abraços, precisa de atenção, precisa de se sentir amada para estar segura. O toque dos pais constrói confiança, reduz o stress e a dor, aumenta a auto-estima. Mesmo com os nossos dias agitados, cheios de preocupações, é importante que encontremos espaço para de facto estarmos com os nossos filhos.

Divertimento: as crianças aprendem e crescem enquanto brincam. Se não tiverem oportunidade para  explorar, fazer disparates, serem eles próprios e agir de acordo com a idade, não se vão desenvolver de uma forma tão harmoniosa. É importante que tenham espaço para rir, brincar e interagir com os pais mas também com outras pessoas.

Alimentação: embora pareça óbvio que uma criança precisa de estar bem alimentada, muitas vezes não nos apercebemos como isto influencia o comportamento dela, tanto de dia como de noite. Uma criança precisa de ingerir calorias suficientes para se manter saudável e com um bom desenvolvimento. Se sentir fome terá dificuldade em estar bem disposta durante o dia, terá dificuldades em adormecer assim como em manter o sono, ou acordará mais cedo do que deveria. Para além da subnutrição existem outras causas que prejudicam o bem estar da criança, como alergias ou intolerâncias alimentares, problemas digestivos, refluxo, dores abdominais ou obstipação.

Exercício: qualquer criança precisa de gastar energia, de ar puro, de se cansar. Se não houver esta libertação nas alturas certas, poderá ficar mais impaciente. É certo que existem crianças mais calmas e que preferem actividades mais tranquilas, no entanto, todas elas têm necessidade de actividades físicas, de libertarem toda a energia que acumularam durante o dia para descansar e repor essas energias durante a noite.

Estimulação Intelectual: as crianças são naturalmente curiosas sobre o mundo que as rodeia. São ávidas de conhecimento e compreensão. Gostam de mexer nas coisas, construir conceitos e perceber como funcionam. De um modo geral, a partir de determinada idade, não querem estar sentadas a ouvir palestras. Preferem ter uma oportunidade para usar as suas imensas capacidades cerebrais e descobrir novidades. Não tome como certo que são pequenas, não percebem as coisas ou que não se interessam. Descubra quais são os interesses de cada criança e aprofunde-os. Um dia pouco estimulante e desinteressante para uma criança pode provocar impaciência e frustração que prejudicará tudo o resto.

Qualquer criança é extremamente complexa e única. Estas são apenas linhas orientadoras para melhor perceber as necessidades do seu filho. Ao satisfazer estas vontades descritas, irá actuar preventivamente sobre algumas causas das dificuldades do sono e, acima de tudo, construir uma relação de confiança, amor e sintonia entre si e o seu filho.

Conquistando esta sintonia com o seu bebé, conhecendo-o e respondendo de forma adequada às suas necessidades, desenvolve nele um equilíbrio e uma consistência essenciais no seu dia-a-dia.

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS