Sono

AS SESTAS – como ajudar o seu filho a dormir mais e melhor durante o dia

 Quanto tempo deve o meu filho dormir durante o dia? Como faço para que durma mais e melhor durante as sestas? Estas são perguntas que muitas vezes ouvimos em consulta. Nem sempre é fácil perceber quais as sestas adequadas à idade e ao bebé. Muitos pais sentem que o seu filho dorme pouco tempo durante o dia, no entanto não sabem como fazê-lo dormir mais. Procuram ajuda porque percebem que o bebé anda cansado, e os pais ficam desgovernados com a instabilidade dos dias.
De facto, é importante que os bebés durmam bem durante o dia para que estejam bem dispostos, com maior disponibilidade para aprender e para que durmam bem durante a noite. Um bebé tranquilo e descansado vai ter maior facilidade em adormecer e manter o sono. Já é frustrante ter um bebé que só dorme 30 minutos durante o dia, mas a situação piora quando depois disso está rabugento e com pouca tolerância.

Deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar a contornar esta situação:
– Garanta que o espaço onde o bebé está a dormir é adequado. À medida que o bebé vai crescendo, vai desenvolvendo capacidades que alteram também as suas necessidades. Isto é, um recém-nascido tem a capacidade de adormecer, e manter o sono, em quase qualquer sítio. Seja na sala de casa, num restaurante ou num jardim. Por outro lado, um bebé com 4 meses já pode precisar de um ambiente mais resguardado para o fazer. Pode precisar de estar no escuro, de estar num ambiente calmo e silencioso ou mesmo de fazer a sesta na cama onde dorme à noite para dormir melhor. Cada bebé é um bebé por isso é importante estar atento para perceber os sinais e adaptar o ambiente às necessidades do seu bebé.
– Estabeleça uma rotina, com horários das sestas. Se eles tiverem consistência, em relação a horários, condições para dormir, e até na rotina de deitar, aprendem a dormir mais e melhor. As crianças gostam de previsibilidade no dia-a-dia, dá-lhes segurança. É certo que a rotina deve ser adequada à idade e ao bebé e vai sendo alterada consoante as necessidades. Não esquecer que deve sempre respeitar os sinais de sono do bebé. Se o seu filho mostra estar cansado antes da hora que estipulou para a sesta, não espere para o pôr a dormir.
– Cuidado com os bebés extremamente cansados. Muita atenção aos sinais que os bebés vão dando de que estão com sono. Um bebé extremamente cansado pode ser confundido com um bebé cheio de energia, irrequieto, rabugento. Se o bebé for posto a dormir já demasiado cansado terá mais dificuldade em adormecer, e poderá acordar durante a própria sesta, não dormindo o suficiente.
– Explique ao bebé que é hora de ir dormir. É importante que o bebé perceba que são horas de ir dormir, para que aprenda também o que deve fazer neste momento. Os pais, ou cuidadores, na altura em que o bebé mostra sono devem ajudá-lo a acalmar e explicarem que vai dormir. Peguem no bebé, mudem para o espaço onde é suposto ele fazer a sesta, legendem o que está a acontecer, fazendo tudo com calma e de uma forma suave para ajudar o bebé a entrar num ambiente tranquilo e propício a adormecer.
– Perceber como está o bebé quando acorda da sesta. Se o seu filho acorda de uma sesta a chorar, é tirado da cama e passado pouco tempo está a bocejar, é provável que não tenha dormido o suficiente. Se sabe que dormiu pouco mas por alguma razão acordou a meio da sesta, ajude-o a voltar a adormecer. Acalme-o, fique ao pé dele se for preciso. Quando um bebé acorda não quer dizer que dormiu tudo o que precisava, apenas alguma coisa o fez despertar, e pode então precisar da ajuda dos pais para voltar a adormecer, principalmente os bebés mais pequenos.

     E o mais importante, esteja atento aos sinais do seu filho. É muito importante compreender e respeitar os sinais do bebé e os seus padrões de sono. Perceber os sinais de cansaço e não deixar o bebé chegar a um estado de exaustão, é fundamental para a qualidade do sono.

Faça um comentário

Your email address will not be published.

Sugestões adicionais

MAIS LIDOS